06 setembro 2007

SEM RESERVA - 06/09/2007

AS BASES DA CORRUPÇÃO

Aqui pra nós, se Renan Calheiros não for cassado pelos senadores, na próxima semana, pode fechar o Senado e jogar a chave na privada e dar descarga. Não vai fazer falta nenhuma para o Brasil. Uma casa desacreditada e desmoralizada não serve para nada. E o pior: Lula e sua turma estão pedindo para os senadores aliados votarem contra a cassação de Calheiros. Será por que?

Aqui de Rondônia, os três senadores, Fátima Cleide e Valdir Raupp pertencem a tropa de choque do presidente do Congresso. Já Expedito Júnior é um simples simpatizante, por conveniência. São os famosos amigos das trevas que se vestem da capa da moral para enganar as pessoas simples, sem informações.

Lula, como se sabe, não resiste a um corrupto, alia-se logo a ele. Newton Cardoso, Jader Barbalho, Romero Jucá, Roseana Sarney, Ney Suassuna, Palocci, são apenas alguns nomes de uma vasta lista. Aí vem mais as quadrilhas do mensalão, dos sanguessugas, dos aloprados (todos da cozinha do Lula), dos vampiros, etc. Toda essa gente faz parte do ciclo de amizade do presidente da República.

A corrupção é tão antiga quanto ao ser humano. è provável que nunca desapareça e tem convivido com todos os tipos de governo. Com mais ou menor intensidade, a corrupção, em suas várias faces, sempre esta presente como instrumento de intervenção na tomada de decisões.

Brasília, por exemplo, é uma cidade de dinheiro fácil, um local onde se abomina o trabalho, o sacrifício, a realização e a recompensa, é o cenário próprio para o aparecimento de pessoas como Renan Calheiros, Romero Jucá, Sarney, Welhigton Salgado, Waldemar Costa Neto, José Dirceu, Roberto Jefferson, Delúbio e muitos outros. A capital da República não é, certamente, a causa de tudo. Mas tem grande´parcela de contribuição nas anomalias administrativas recentes.

O atual governador do Estado do Paraná, Roberto Requião, quando senador da República e colega de partido de Renan Calheiros, já dizia que o Congresso Nacional "é uma grande casa de tolerância."

A corrupção não é inerente ao Congresso. A falta de mecanismos de controle facilita a proliferação das quadrilhas que aí estão. Todas elas criadas sob os olhares abstratos do Executivo, que vive exclusivamente da manipulação através da compra de voto, para garantir maioria parlamentar, visando com isso a aprovação de todos os seus projetos enviados às duas casas legislativas, hoje totalmente desacreditadas e desmoralizadas perante a opinião pública. E quem favorece esse tipo de atitude, nada mais é do que a impunidade reinante no País.

A roubalheira em parlamentos, lamentavelmente, é uma coisa comum na história das democracias. Foi assim nos Estados Unidos, onde os parlamentares têm e sempre tiveram a pior fama possível. Os americanos também têm exemplos pouco abonadores sobre seu parlamento. Em 1857, quando o Brasil ainda era uma monarquia, os congressistas norte-americanos passam pelo primeiro aperto sério. No dia 6 de janeiro daquela ano, o já influente The New York Times publicou violento editorial contra as propinas de mil dólares recebidas por deputados que vendiam seus votos. Foi um escândalo. A primeira providência da Casa foi instaurar uma CPI e intimar o jornalista autor da reportagem. Queriam que ele revelasse sua fonte e dissesse o nome dos parlamentares ladrões. O repórter se recusou a dar os nomes e acabou preso por 19 dias. O jornalista livrou-se da cadeia apenas porque a CPI concluiu que suas informações eram verídicas. No relatório final da CPI americana, recomendava-se a cassação dos três deputados. Não deu tempo. Eles renunciaram.

ASSEMBLÉIA NÃO CONSEGUE SE CONSERTAR

A imprensa do Sul do País está dizendo que a Assembléia Legislativa de Rondônia, mais uma vez extrapolou os limites das leis, ao indicar para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado um deputado (Chico Paraíba) que responde processo na Justiça. Comenta ainda que seu nome foi aprovado no silêncio da madrugada. Seus colegas de parlamento fizeram assim para não haver reação de outras entidades interessadas em indicar outros nomes para este disputadíssimo emprego vitalício. Com mais esta, o Poder Legislativo, que não tem credibilidade junto à opinião pública, certamente vai sofrer uma renovação, na próxima Legislatura, de mais ou menos 90% em seu quadro de parlamentares. Nessa última chegou a 80%. É impressionante, mas o Legislativo de Rondônia é uma instituição que não consegue se consertar.

PAI DESNATURADO

Talvez o internauta não tenha percebido, mas o pecuarista Renan Calheiros, nessa pendenga toda sobre o seu relacionamento com a jornalista Mônica Velloso, com quem teve uma filha, em momento algum de suas defesas, referiu-se à menina como minha filha ou pelo menos pronunciou seu nome. Nas vezes que teve oportunidade de usar a expressão FILHA, dizia criança, sem demonstrar qualquer afeto, como se a sua filha fosse a responsável pelas malandragens do pai desnaturado.

LULA PRESTIGIA LADRÕES

Já publiquei aqui várias vezes:

1) - Entre os pobres que Lula mais gostou de ajudar até hoje, são os banqueiros. Quem não quiser acreditar é só verificar os balanços semestrais dos bancos no governo do PT.

2) - Lula não resiste a um corrupto. Alia-se logo a ele. Exemplos: Newton Cardoso, Jader Barbalho, Romero Jucá, Renan Calheiros, Sarney, Waldemar Costa Neto, entre muitos outros.

3) - Agora Lula está privilegiando com cargos públicos, os ladrões que roubaram mais de 7 milhões de reais do dinheiro das obras de duplicação da BR 364, no trecho Candeias/Unir. Isto não tem explicação: Nomear ladrão para o lugar onde ele mesmo roubou, não dá para entender, pô! O presidente Lula só pode estar doente, sofrendo de MISÓFILIA, uma doença que faz a pessoa ter uma atração anormal por coisas sujas, imundas, podres...

O INOCENTE...

"Lula continua a mesma pessoa bondosa de sempre. Não estava preparado para ser presidente." Tempos atrás, Dom Paulo Evaristo Arns disse isso. quando a corrupção campeava solta no governo dos petistas e ele, o presidente da República, falava que não tinha visto nada. Pensando bem, Dom Paulo Evaristo tem razão, até hoje Lula continua não sabendo e nem vendo nada. Nem a roubalheira do mensalão, cuja matriz estava instalada poucos metros do seu gabinete.

...E O CARA DE PAU

Zé Dirceu continua batendo na mesma tecla para ver se salva da condenação pelo Supremo. Não cansa de dizer, "sou inocente. Não têm provas contra mim." Golpe dele, todo mundo sabe que ele era o poderoso chefão da quadrilha dos mensaleiros. Criminosos importantes sempre negam seus crimes. Vejam, caros internautas, os casos de Maluf, Renan Calheiros, Joaquim Roriz, Romero Jucá, Lalau, Delúbio, Marcos Valério, eles não fizeram nada, só roubaram alguns milhãozinhos de reais, coisa boba, sem sentido, um simples treinamento para a copa do mundo de corrupção, a ser realizada na Argentina.

Um comentário:

Unknown disse...

Ronaldo, podemos dizer que temos um
Pré Ausente e não um presidente, já que ele nunca sabe de nada.Essa idéia é da filósofa que conheço, chamada de Chica. Muito sábia!!!!!!