27 julho 2009

SEM RESERVA - por Ronaldo Rocha

LULA ESTÁ LEVANDO O PT E O
PMDB A UM BECO SEM SAÍDA



Sarney tem que ser defendido a qualquer custo porque tem biografia, "não é uma pessoa comum" e a aliança com o PMDB mantida nos estados de qualquer jeito. A bancada do PT no Senado, obrigada a falar à tarde o contrário do que disse de manhã, vai sendo cada dia mais desmoralizada. O senador Mercadante, coitado, parece uma minhoca no asfalto quente se retorcendo e às vezes pedindo desculpas até por ter nascido.

Nos estados o PT vai sendo obrigado a reagir e a se rebelar. O preço da salvação de Sarney e da aliança com o PMDB está ficando caro demais. Os petistas mais ortodoxos acham que o partido está gastando muita vela com defunto ruim.

No Rio grande do Sul o PT já colocou a cabeça fora d'água, lançou o ministro Tarso Genro para governador sem nem conversar com o PMDB.

Neste final de semana foi a vez de Minas Gerais. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel comunicou oficialmente a direção nacional do PT que é candidato ao governo mineiro e não haverá aliança de apoio ao ministro das Comunicações Hélio Costa.

Em São Paulo o caso é de tragédia grega filtrada. O PT nasceu lá, amamentou-se lá, cresceu por lá. De repente a mãezona Lula o joga fora da bacia, e diz no seu estílo característico: companheiros estou convencido que não podemos ter candidato a governador, porque estou convencido que o melhor é o Ciro Gomes, que nem do PMDB é.

Está sendo assim estado por estado. Para apoiar a ministra Dilma Roussef, o PMDB exige reciprocidade do PT nos estados para seus candidatos a governador. Lula promete, mas a palavra dele não está valendo nada. Ao PMDB ele garante uma coisa, ao PT diz outra. Enquanto isso Serra vai sorrindo.









Nenhum comentário: