PURA MENTIRINHA
A política brasileira recheada com escândalos e personagens que deixaria "pinóquio," de Carlos Collodi no chinelo, de tanta maracutaia, conseguiu fazer com que seus acontecimentos se sobreponham de tal forma, que basta um tapinha nas costas para que os fatos menos recentes caiam no esquecimento.
Há mais de dois meses, o internauta com certeza sabe disso, os denunciados por crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção, peculato e falsidade ideólogica no vergonhoso caso do mensalão, permanecem impunes. Desde o final da aceitação da denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF), absolutamente nada mudou. Tudo bem, sabemos que os processos vão levar anos e mais anos, mas pelo que se sabe, nada mesmo mudou.
Aqui em Rondônia, a população também continua sem informação quanto ao estágio do processo que vai julgar a quadrilha que assaltou a Assembléia Legislativa, desbaratada pela Polícia Federal, em agosto de 2006, envolvendo os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, além do chefe da Casa Civil do Governo, de um conselheiro do Tribunal de Contas, do ex-procurador de Justiça do Estado e de alguns funcionários do primeiro escalão da Assembléia.
Hoje, os eleitores têm o direito de eleger. Bom seria, e até mais importante, se fosse dado a eles também o direito de demitir, para que as coisas andassem mais rápido. Dispomos de uma justiça capenga, lenta e burocrata. O tempo passa, e acabamos por testemunhar casos iguais indo para impunidade ou para a prescrição.
Por que nos vangloriamos de uma democracia que, na prática, ainda está longe de se concretizar? Elegemos representantes que defendem seus interesses particulares e os dos seus financiadores de campanha. E, caso não votemos mais nos mesmos, ainda assim eles voltam em outros cargos, por indicações, e permanecem no poder.
Estão aquí dois exemplos escandalosos: As indicações de Miguel de Souza para a diretoria do Dnit e a do "sanguessuga" Nilton Capixaba para a representação do governo de Rondônia, em Brasília. Ambos, como todo povo rondoniense sabe, foram expelidos da Câmara Federal pela maioria da população do Estado, por exigências higiênicas da democracia.
E o pior: Quando são acusados de prática ilegal, durante seus mandatos, conseguem contar com a boa vontade de uma Justiça que joga a favor, deles, sempre. A brincadeira já está ficando sem graça.
ANTE-SALA DO URSO BRANCO.
Os deputados Ribamar Araujo, do PT, Miguel Sena, do PV, durante troca de "amabilidades," no plenário da Assembléia, confirmaram o que o povo pensa sobre o Poder Legislativo de Rondônia: DESACREDITADO E DESMORALIZADO. E, por tabela, salvaram-me da fúria do porta voz oficial da "casa dos foras da lei."
O deputado Ribamar Araújo, que conhece bem o sentimento do povo de Porto Velho, disse que tem deputado que não aguenta 30 minutos de investigação, dando a entender que o Legislativo é uma espécie de ante-sala do Urso Branco. Isso na quarta-feira, 7, conforme publicação em quase todos os sites de Rondônia. Miguel Sena, no outro dia, quinta-feira, 8, da tribuna da Assembléia, confessou sentir-se envegonhado de ser deputado.
Depois de todas essas "amabilidades" entre os parlamentares, considerando o Legislativo de Rondônia uma casa de vestibulando, disputando vaga no "Urso Branco," senti que vou ficar livre da sanha do porta-voz com mentalidade de caudilho. Estou livre. E viva a democracia. "Rondônia exige respeito," pô!
MAIS UMA DOS MALUF'S DE RONDÔNIA
O deputado Marcos Donadon, um dos irmãos do clã dos "Maluf's de Rondônia,"' foi denunciado ao Tribunal Regional Eleitoral, por compra de votos nas eleições de 2006, através de sua "insuspeitíssima" fundação. Ele será julgado na próxima terça-feira, 14, às 16 horas. A Ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, e pode ser aceita ou rejeitada.
Marcos Donadon, dos "Maluf's," por enquanto é apenas denunciado, mas se os juízes do Tribunal Eleitoral acatarem a Ação, o deputado passa à condição de réu, aí sim, pode perder seu mandato. O difícil é acreditar que isso aconteça.
A CAMINHONETE DOS SONHOS
Quando escrevo aqui neste SEM RESERVA, que a Assembléia Legislativa de Rondônia tem mais dinheiro para gastar com os deputados que uma financeira, inclusive a Signos, que andou distribuindo "bônus" para não se falar mais na dupla identidade do "banqueiro" da factoring, isto com certeza mexeu com a cabeça do porta-voz oficial do Legislativo. Então depois que o deputado Euclides Maciel denunciou a vergonhosa trama, para que cada deputado recebesse uma caminhonete, certamente teve gente que enfiou a cabeça no vaso sanitário e deu descarga.
Na generosa negociação ou negociata, a Assembléia tranferiria todo seu movimento financeiro para um Banco, o qual não sei o nome, mas pediria ao deputado Euclides a dar nomes aos bois. Em contrapartida 24 veículos: 12 caminhonetes Hillux e 12 peruas Pagero, os carros dos sonhos, seriam presenteadas aos 24 parlamentares que compõem o "insuspeitíssimo" Poder Legislativo de Estado de Rondônia.
Na generosa negociação ou negociata, a Assembléia tranferiria todo seu movimento financeiro para um Banco, o qual não sei o nome, mas pediria ao deputado Euclides a dar nomes aos bois. Em contrapartida 24 veículos: 12 caminhonetes Hillux e 12 peruas Pagero, os carros dos sonhos, seriam presenteadas aos 24 parlamentares que compõem o "insuspeitíssimo" Poder Legislativo de Estado de Rondônia.
É DIFÍCIL LULA CONSEGUIR:
Só se rasgou a Constituição com um general, um comando militar, o Exército, as Forças Armadas, por trás. Foi assim na proclamação da República, em 30, em 37, em 54, em 64, em 68. Por isso, fica difícil Lula conseguir dar o golpe para um terceiro mandato.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio considera o terceiro mandato "uma blasfêmia." É mais pior do que isso. É um insulto à Nação. É golpe. E golpe só se dá com general ou generais. Com Força Militar. Qual general ou generais que o PT tem para comandar o Golpe do terceiro mandato?
4 comentários:
Parabéns pelo comentário de hoje, sobre o SINDIPUTARON! Excelente! Também dignos de elogio seus comentários sobre o vazio político no legislativo brasileiro, em especial, o de Rondônia.
Forte abraço.
Julian Cuadal Soares
Ronaldo, sempre leio seu blog e o considero um Diógenes com uma lanterna, um sal da Terra, um homem que diz o que todos gostariamos de dizer e sempre necessitamos de ouvir. Parabéns e continue. O amor pela verdade, cedo ou tarde, prevalecerá, mesmo num estado onde tanta gente usa o ofício de jornalista para bajular, e pechinchar.
Postar um comentário