28 setembro 2007

SEM RESERVA - 28/09/2007

SE APERTAR EU GRITO

PARA SER PIOR QUE A LEGISLATURA DOS TEMPOS DE CARLÃO OLIVEIRA, SÓ ESTÁ FALTANDO,PARA A ATUAL, UMA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL: " SE APERTAR EU GRITO."

Li em alguns sites, que um deputado chamado Alex Testoni, homem rico, de muitas posses lá pelas bandas de Ouro Preto do Oeste, que, apesar de politicamente desconhecido, conseguiu o fenomeno de ser o parlamentar estadual mais votado no Estado, nas eleições de 2006.

Agora, o senhor Testoni, vice presidente da desmoralizada e desacreditada Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, deitou falação de que na casa que se fabrica leis do mesmo jeito que se produz salsichas (é melhor não ver como elas são feitas), seus colegas só estão lá para se ajeitar financeiramente na vida.

Disse ainda, numa rádio de Porto Velho, que um grupo de funcionários graduados da desacreditada e desmoralizada Assembléia, embolsou uma vultuosa quantia cheia de vicios, de irregularidades administrativas e contábeis.

Mais: Comentou também que ia passar para a imprensa, uma lista contendo o nome de todos os funcionários que receberam essa bolada fácil, assim como a identificação dos deputados que só pensam em mamar nas tetas gordas do desmoralizado e desacreditado Poder Legislativo de Rondônia.

A divulgação da lista dos funcionários privilegiados pelo ex-presidente Carlão Oliveira (que não é parente do atual, como muita gente pensava) e os nomes dos deputados "mamões," prometidos pelo falante deputado, para quinta-feira, 20 de setembro, como uma bomba, não passou de um tímido "traque." O senhor Testoni enrolou e não disse nada. Parece que foi aconselhado a esquecer do que havia dito.

Mas ainda há esperanças de que na próxima semana o deputado Testoni cumpra o que prometeu. Ele , possivelmente como parlamentar de primeiro mandato, talvez ainda não tenha entendido que em política o exemplo é mais importante que o discurso. Isto caso pretenda continuar nesta área, cumprindo o seu mandato com honra e dignidade. Porque quem tem compromisso com a honestidade não pode deixar de dar nome aos bois ladrões.

RESPOSTA DE RONDÔNIA

Rondônia precisa dar uma resposta ao País. Mostrar que aqui não existe só políticos corruptos ,ladrões, vendilhões. Tem gente honrada e honesta. O caráter e a dignidade da população do Estado não pode ser medida pela performace da maioria da classe política rondoniense, seja do Executivo ou dos legislativos, Federal, Estadual e Municipal.

LINHA DIRETA

Produtores do programa global "Linha Direta," estariam analisando a possibilidade de mostrar os crimes praticados pelo dono da Signos, o empresário Sidney Gonçalves Nogueira (nome artístico), o verdadeiro, descoberto pela Polícia Federal, é José Caleide Marinho Araujo. O "Linha Direta," com certeza quer contar toda a vida preguessa do dito cujo, desde o assassinato cometido na cidade de Cadajás, no Amazonas, a fuga para Rondônia, o seu enriquecimento e o seu envolvimento com a quadrilha que assaltou à Assembléia Legislativa e outras organizações criminosas em terras rondonienses.

MAIOR ASSESSORIA DO PLANETA

O Palácio do Planalto está inflado com o quadro de assessores da Presidência da República, com um total de 846 nomeados. Somado aos servidores do quadro alí lotados, o governo Lula da Silva, só não é hoje o maior do planeta em números de assessores, porque tem a assessoria do presidente da Assembléia de Rondônia, com 850 nomeados. Um pouco mais que a do ex-presidente Carlão Oliveira. É um record mundial, supera até as assessorias dos governos da China e da India que possuem a maior população do mundo.

CASO RENAN

Nem tudo poderia ser flores quando políticos investigam políticos. Lembram-se do caso dos achacadores da Assembléia ao governador? Velhas dívidas, velhas contas, antigos segredos compartilhados, interesses comuns.

SOCIEDADE BENEFICENTE

Ao invés de Assembléia, o Legislativo de Rondônia poderia adotar o nome de SOCIEDADE BENEFICENTE DOS DEPUTADOS. Seria mais justo, real e honesto. Toda população sabe que a maioria dos parlamentares dedicam grande parte de suas atividades para conseguir ampliar seus lucros, quando das votações de materias de interesse do governo. Aliás, hoje no Brasil todos os parlamentos, Federal, Estadual e Municipal, só aprovam projetos com o pensamento voltado para a conhecida frase da oração de São Francisco de Assis:´É DANDO QUE SE RECEBE.

GANÂNCIA DO GOVERNO LULA

O governo Lula da Silva diz que está arrecadando muito dinheiro. Que as exportações aumentaram. Que as reservas em dólares estão altas. Tudo bem. O povo tá acreditando nisso tudo. Aí, nós brasileiros, perguntamos: Se o País está com tanta grana assim, então por que a ganância para prorrogar a CPMF?

26 setembro 2007

SEM RESERVA - 26/09/2007

A SIGNOS LAVAVA, ENXUGAVA E PASSAVA O DINHEIRO SUJO DAS FOLHAS PARALELAS DOS GABINETES DOS DEPUTADOS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

A descoberta do verdadeiro nome do dono da Signos Factoring, JOSÉ CALEIDE MARINHO DE ARAUJO e não SIDNEY GONÇALVES NOGUEIRA, como era conhecido em Rondônia, é um assassino fugitivo. Ele ficou rico aqui no Estado lavando dinheiro sujo da Assembléia Legislativa. Agora, como José Caleide e não como Sidney Nogueira, abre-se novos caminhos para se chegar a outros assaltantes, que à época não foram identificados no grande assalto aos cofres do Poder Legislativo, pela "operação dominó."

As operações financeiras da Assembléia com a Signos eram feitas através da chamada folha paralela, que funcionava na Assembléia em duas frentes.

A primeira tinha por base uma relação de funcionários fantasmas que cediam seus nomes para serem empregados na Assembléia. A segunda operava por meio de falsos empréstimos consignados para servidores comissionados de 23 dos 24 deputados.

No primeiro caso, com o pagamento direto através de uma folha suplementar, os 23 deputados envolvidos tinham uma cota pessoal de nomes que eram enviados mês a mês para a diretoria do Legislativo. Cada um dos deputados envolvidos no esquema criminoso tinha sua folha paralela de pagamentos falsos.

No segundo caso, os empréstimos eram descontados na folha de pagamento dos funcionários ou de "laranjas" que em troca de "merrecas," cediam seus nomes para folhas paralelas de pagamento. Os beneficiários eram os deputados e seus prepostos, que haviam feito falsos empréstimos na SIGNOS FACTORING. Era uma forma de dar aparência legal ao desvio do dinheiro roubado e depois lavado, enxugado e passado.

PS - O total do repasse que o Poder Executivo era obrigado a passar para o Legislativo, presidido pelo ex-deputado Carlão Oliveira, por força de lei, era de R$ 14.968.150,00, por mês, para gastos com os "laranjas."

BERÇO DA MÁFIA DOS SANGUESSUGAS

Para quem não sabe, o Estado de Rondônia, apesar de ter apenas dois políticos envolvidos no esquema: Os ex-deputados Nilton Capixaba e Agnaldo Muniz, foi considerado como o "berço da máfia dos sanguessugas." Quem relatou isso à Justiça Federal foi o empresário Luiz Antonio Vedoin, dono da Planan, que executou serviços falsos nas ambulâncias que a máfia distribuia para as prefeituras.

A primeira venda de um ônibus para atendimento médico e odontológico, de acordo com Vedoin, foi realizado pela empresa Santa Maria para o muncípio de Cacoal, com recursos obtidos pelo ex-deputado Nilton Capixaba. Após essa venda, ocorrida em 1999, o dono da Planan de Cuiabá fez acordo com Capixaba para pagar 10% de Comissão sobre as emendas parlamentares. O empresário, conforme está no processo da Justiça Federal, afirmou que de 2000 a 2005, o ex-deputado apresentou emendas no valor de 7 milhões, 310 mil reais e que ocorreram vendas de veiculos para 34 dos 52 municípios de Rondônia.

ALCAPONE REPETE EM RONDÔNIA

O gangster mais famosa da história, Alphonse Capone, chamado de Al Capone, apesar de ter cometido tudo quanto é tipo de crime, só foi preso e julgado por um: Sonegação Fiscal. Aqui em Rondônia, o ex-deputado Carlão Oliveira, que cometeu um série de crimes, entre eles o desvio de mais de 70 milhões de reais da Assembléia Legislativa, fraudando licitações, criando folhas clandestinas de funcionários fictícios, pagando serviços não realizados, além de formação de quadrilhas, entre outros, por incrível que pareça, foi condenado a 4 anos de cadeia, não pelo assalto aos cofres do Poder Legislativo, mas por ter sido. encontrado na casa dele duas armas de uso exclusivo do Exército. ISTO É BRASIL, RONDÔNIA...

SECRETÁRIO CHINFRIM

O secretário de Trasporte de Porto Velho, o senhor Cláudio Carvalho, afilhado político do vereador Hermínio, presidente da Câmara Municipal, pode até entender de transporte coletivo, mas só até a catraca. sobre o estado de conservação dos ônibus e a segurança dos passageiros, o trêfego secretário sabe bulhufas. Nada. A sujeira, a imundice, e o desconforto (o mínimo), nas diligências que fazem as linhas Interbairros, Esperança da Comunidade, Cidade Nova, Norte Sul, entre outras, são verdadeiros chiqueiros de porcos. Não existe nenhum resquício de sentimento e respeito ao ser humano.

BILHETINHO

Secretário Cláudio Carvalho: O senhor, com certeza tem mãe. E gosta dela. Então faça uma caridade para os idosos, crianças e mulheres grávidas, mande tirar de circulação essas carroças, que os barões do transporte ainda teimam em colocá-las para rodar. Nem no início da colonização de Rondônia existiam ônibus tão velhos e inseguros assim. Pelo amor de Deus, faça esta caridade. Ou senão, pede para ir ao banheiro e suma da secretaria, não volte mais, deixa pra outro que entenda e tenha coragem de peitar os donos das empresas de ônibus. Os usuários fraternalmente agradecem.

24 setembro 2007

SEM RESERVA - 24/09/2007

SEIS VAQUINHAS DE PRESÉPIO E TRÊS PATETAS

Exceto os deputados Mauro Nazif e Rubens Moreira Mendes, o resto da bancada de Rondônia na Câmara Federal, ao votar pela prorrogação da CPMF até 2011, deu uma demonstração de pusilanimidade à toda prova que se fizer necessária.
Como são vaquinhas de presépio os deputados Eduardo Valverde, Amorim, Anselmo de Jesus, Natan Donadon (que era para estar preso), Lindomar Garçon e a deputada Marinha Raupp. Que representantes do povo do Estado de Rondônia, são esses parlamentares no Congresso Nacional?
Como se não bastasse os "três patetas" no Senado, que avalizaram a permanência do escroque Renan Calheiros na presidência da desacreditada e desmoralizada Câmara Alta, agora seis deputados, fracos de espírito, dão carta branca para o governo continuar cobrando o chamado imposto do cheque, a CPMF, até o ano de 2011.
A CPMF ou imposto do cheque, foi criada em forma de contribuição, visando aumentar o valor dos recursos destinados à Saúde. Tinha até data para acabar. Isso ainda no governo de FHC. Já está aí o segundo mandato de Lula (antes um crítico cruel da CPMF) que, além de não terminar com este imposto, ainda vai prorrogar sua vigência até 2011, para continuar tirando dinheiro das classes média e pobre, já que os banqueiros continuam impune ao pagamento do imposto do cheque.
Para provar que a CPMF, até hoje, só serviu para tapar rombos e engordar vampiros e sanguessugas, basta acompanhar os noticiarios diários pela televisão, para ver que a Saúde Pública no Brasil, principalmente em estados do Nordeste e no Rio de Janeiro, com CPMF ou sem CPMF, continua maltratando e matando pessoas que precisam de atendimento médico-hospitalar.
O Estado de Rondônia não consegue se fazer respeitar, politicamente e moralmente em Brasília, devido ao espírito de subserviência desses seis deputados, que dizem amém para tudo que vem do Palácio do Planalto, em forma de esmola. Assim como acontece com os três senadores, que vivem das sobras dos espetáculos da corrupção.
É revoltante ter que dizer isto: Além de vaquinhas de presépio e patetas, os parlamentares de Rondônia ( à exceção de Mauro Nazif e Moreira Mendes), estão fazendo papel de bobos metidos a espertos. Tivessem eles coragem e pensassem mais no povo rondoniense do que neles, que agissem como as bancadas de outros estados, dois problemas que afetam o Estado de Rondônia teriam sido resolvidos com êxito: Os casos da transposição e a dívida do Beron.
Na Câmara, licitamente e honestamente, poderia ter sido nogociado a colocação da PEC da transposição em pauta, para ser votada até o final do ano. E no Senado, com o nariz tampado, seria mais fácil ainda: trocar os votos dos três senadores, que foram dados a favor da não cassação do escroque Renan, pelo perdão da dívida do Beron, quebrado e saqueado por uma quadrilha do Banco Central, sob os olhares complacentes do então governador Valdir Raupp, hoje senador, líder do PMDB na Câmara Alta e fervoroso membro da tropa de choque do pecuarista Renan Calheiros.
Lembrei dessas jogadas, porque, como ensinavam Tancredo Neves," não se pode fazer política sem emoção. Mas as decisões em política devem ser cerebrais." Portanto, faltou visão política aos parlamentares de Rondônia.
E, a título de ilustração, no ano passado, antes da campanha política, o senador Heráclito Fortes, do ex-PFL do Piauí, hoje DEM, ameaçou da tribuna do Senado, a pedir vistas de um projeto em votação de urgência, caso não fosse liberado os recursos do Orçamento para a compra de uma escada "Magirus" para o Corpo de Bombeiros do seu Estado. Impondo sua condição de senador da República, disse que Terezina (tal qual Porto Velho) é uma cidade com mais de 400 mil habitantes, e sem a escada "não oferecia condições para os bombeiros trabalharem no combate aos incêndios, que por ventura acontecesse em prédios com mais de três andares." E conseguiu liberar a verba da "Magirus." Mas como? Ora, usando a chamada política cerebral, que a maioria dos parlamentares de Rondônia desconhece de longas datas.

GUARDA PRETORIANA OU GESTAPO?

A coisa tá feia lá pelas bandas da ex-maternidade Darci Vargas, transformada em Assembléia Legislativa e, hoje batizada de Sub-Ducado de Rolim de Moura. Para falar o que vem acontecendo nesta "casa dos horrores," dizem por aí, aliás, por lá, que entre civis da Polícia Legislativa e militares do interior, colocados à disposição, cada deputado foi aquinhoado com 10 seguranças no seu gabinete. Mais que no próprio DUCADO ROLIMOURENSE ou seja (cerveja), um batalhão de 230 homens. Isto sem contar com uma Companhia que serve no gabinete do Sub-Ducado.
Hoje na Assembléia não existe mais o cartão para marcar a frequência dos funcionários.
Agora quem controla o ponto é turma da "Guarda Pretoriana" ou "Gestapo," como queiram. Seus agentes, todos os dias, sem um horário determinado, percorre todas as salas do Sub-Ducado para colher as assinaturas de presença dos funcionários. Se por coincidência, um servidor não estiver no local (super) lotado, por uma razão justificável, como por exemplo, uma ida ao banheiro para uma "mijadinha básica," no final do mês, não adianta nem chorar, o desconto no salário é certo. E o mais curioso: isso só vale para o funcionalismo estatutário. Os comissionados, como não têm lugar para ficar, devido o grande volume de contratações, ficam passeando pelos arejados corredores do Sub-Ducado, fazendo uma espécie de "turismo fofocal."

DIGA NÃO A SUJEIRA

Cidade limpa, é o que o vereador Kruger Darwich quer fazer com a Capital de Rondônia, com o apoio da população. Ele diz que uma cidade suja e feia, geralmente não é respeitada. Para isto apresentou um projeto na Câmara Municipal, já aprovado em duas votações no plenário, que contou com a ajuda do presidente do Legislativo do Município.
Kruger, que vem se destacando na Câmara dos Vereadores, com um trabalho visando o bem-estar população/cidade, principalmente na área de preservação ao meio ambiente, hoje por sinal, uma preocupação mundial, disse que seu projeto prevê a proibição da colagem de cartazes e pinturas de propagandas eleitorais em muros, sejam eles particulares e públicos, em Porto Velho. Comentou também que por esta nova lei, fica proibido ainda a colocação de faixas em prédios públicos, pontes e postes de iluminação pública com finalidade política.
Praticamente em quase todas as capitais brasileiras já existem leis proibindo essa sujeirada que acontece muito em época de eleição. Como no próximo ano vamos ter eleições em todos os muncípios do País, foi providencial o projeto do vereador Kruger Darwich para acabar com a poluição visual que emporcalha muros, prédios e postes de iluminação da cidade. Uns, inclusive, com propagandas de muito mau gosto.

NA BOCA DO POVO

O trenzinho da alegria está a todo vapor lá pela Assembléia Legislativa. Não sei se é verdade ou mentira. Mas disseram aqui para este SEM RESERVA, que só no gabinete do presidente do Sub-Ducado de Rolim de Moura teriam mais de 900 assessores contratados . O número seria maior que o da administração corrupta do ex-presidente Carlão de Oliveira. O espaço está aberto, como diria alguns causídicos, para o contraditório. Os velhos jornalistas ensinavam que tudo que está na boca do povo, merece ser checado e noticiado, nem que para isso o verbo seja colocado sempre no condicional.

O PAÍS ESTÁ PARADO

O Brasil parou. Tudo gira em torno de Renan, CPMF e Energia Renovável. Os três fatos ou assuntos, dependentes de Lula da Silva. É a administração mais forte do presidencialismo em 118 anos.
1) - Salvação de Renan depende de Lula
2) - CPMF, uso exclusivo de Lula e do seu poder de fogo
3) - Energia Renovável e limpa, que Lula entrega perambulando pelo mundo. Lula decide. Ele é a lei. E o povo sifu...

20 setembro 2007

SEMRESERVA - 20/09/2007

NINGUÉM SABE QUANTO GANHA UM DEPUTADO

Revendo arquivos, anotações escritas e fatos guardados na memória, encontro um comentário feito na Rádio Tropical, no meu programa Hora da Verdade, sobre o Orçamento do Estado, votado em 2004 para o exercício de 2005.
Relembro esse fato devido, dias atrás, escrever neste SEM RESERVA, tomando por base o repasse do chamado "duodécimo" para a legislatura passada, os atuais deputados, com todas as vantagens e sacanagens estariam recebendo generosos proventos em torno de 1 milhão e 800 mil reais, por ano. Já o presidente da Casa, pela especifícação do cargo, ficaria com 2 milhões e 400 mil reais.
No final de 2004, no auge da roubalheira e do achaque no Poder Legislativo, os deputados derrubaram o veto do governador ao Orçamento para o exercício de 2005, que previa o repasse de uma dinheirama para o Legislativo e o Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas. Só para a Assembléia os parlamentares exigiram 170 milhões de reais, significando 14 milhões de reais ao mês.
Calculando pelo valor do repasse mensal de 2005, cada um dos 24 deputados teria recebido em média 300 mil reais por mês, num total de 7 milhões e 200 mil mensais. Isso até a Polícia Federal estourar, através da Operação Dominó, toda a podriqueira da Assembléia.
A folha de pagamento do funcionalismo do Legislativo, com todos os encargos, à época não chegava a 4 milhões de reais. Então, todo mês sobravam 2 milhões e 800 mil reais, que teriam sido utilizados para várias esquemas, como compra de fazendas, pagamentos de cabeleleiros, pai de santo, passagem para participante do quadro "se vira nos trinta," do "Programa do Faustão,"
e outras atividades duvidosas.
Hoje, como os atuais deputados trabalharam (?) esses primeiros nove meses de 2007 em cima do Orçamento votado em 2006, pelo pessoal da Legislatura passada, e ainda, conforme prega a nova Mesa Diretora, ter demitido mais de mil funcionários contratados por debaixo do pano, cada parlamentar poderia estar recebendo, com folga, diga-se de passagem, a mesma quantia que a turma da Legislatura passada recebia. Se não estiver, cabe ao presidente da Casa informar para onde está indo o repasse do DUODÉCIMO aprovado no final do ano de 2006.
As avaliações feitas sobre a atual Legislatura, iniciada em lº de fevereiro deste ano, dão conta que praticamente não existe diferença entre a bancada atual e a antiga. Dizem que a cachaça é a mesma, só mudou o rótulo da garrafa. Até a reeleição do presidente, com mais de dois anos de antecedência, foi feita como nos áureos tempos: DE MANEIRA ACOCHAMBRADA.

POMBAGIRA DANÇARINA BAIXA NA SENATRIZ

Não é fofoca e nem boato. Contaram pra mim, a SENATRIZ Fátima Cleide, depois de confirmada a absolvição de Renan Calheiros, pelo desacreditado e desmoralizado Senado, a pombagira bailarina que possuiu a deputada gorda, AngelaGuadagnin, no plenário da Câmara Federal, voou para o gabinete do pecuarista Renan e baixou de vez na SENATRIZ rondoniense, em plena festa de comemoração do absolvimento do presidente do desacreditado e desmoralizado Senado. Saravá!!!

DOBRADINHA NA CERON

Na Ceron, o regime não é mais federalizado. Agora é RESOLUTIZADO, devido tudo ser conduzido na base de RESOLUÇÃO da diretoria, uma espécie de Medida Provisória, como as usadas pelo Governo Federal. No caso do comando da CPL, por exemplo, funciona um sistema tipo DOBRADINHA: Hoje é minha vez, amanhã será a sua, ou seja, neste ano fica eu na presidência da Comissão de Licitação e você vai para o Pregão. Na próxima nós trocamos. Portanto, o controle do sistema de licitação na Ceron fica restrito apenas a duas pessoas, como uma coisa viciada, prejudicial às empresas e à propria Ceron. Não muda nada... Aliás só muda a coleira, a cachorrada é a mesma. Assim tudo fica dirigido para os amigos do presidente da CPL e do Pregão, que estiver de plantão no dia.

CORRUPÇÃO SISTÊMICA (1)

Na desacreditada e desmoralizada Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, a disputa pela conquista do cofre do Legislativo continua acirrada. Tá igualzinho ao que aconteceu lá no Corintians, quando alugaram o Clube para um mafioso russo e, todo mundo, por não entender nada, passou a brigar por um pedaço do timão.

CORRUPÇÃO SISTÊMICA (2)

Os deputados estão se digladiando para mostrar quem são os mais corruptos da Legislatura atual (como que o povo não conhecesse as feras). Para acabar com esta briga de lavadeiras, o deputado Alex Testoni promete nominar na próxima quinta-feira, 27, todos os rostos da corrupção na desacreditada e desmoralizada casa de leis. Vamos aguardar para ver o que vai dar.

RENAN JOGA SUJO PARA GARANTIR O EMPREGO

Renan Calheiros, que adora mentir, desta vez não tem como escapar. Está em todos os órgãos de imprensa do País, com o dito cujo falando e garantindo: "Para tirar férias ou me licenciar, preciso da garantia do presidente Lula de que voltarei sem perder o cargo." Aqui pra nós, isso é uma baita de uma ofensa ao próprio poder Legislativo, que ele, Renan, como presidente, deveria defendê-lo e prestigiá-lo

DESAVERGONHADOS

O senador Arthur Virgilio, que despejou baixaria pra cima do capacho de Renan Calheiros, o festivo peemedebista, Almeida Lima, ontem se dirigia a ele: "Meu prezado colega.' Tudo farinha do mesmo saco.

EXÉRCITO COMPRA 3,5 MILHÕES DE CHICLETES

A licitação de alimentos para o Exército no Rio de Janeiro, que está sob investigação do Ministério Publico Militar, incluiu a previsão de compra de 3,5 milhões de chicletes para tropa, cujo custo total seria de R$ 176.850. O Comando Militar Leste, em nota afirma: "Os chicletes podem, se for o caso, servir na composição de refeições operacionais, por ocasião dos exercícios no terreno das tropas militares, com o objetivo de uma simplificada higiene bucal." Este fato faz lembrar o caso de uma primeira dama de um município brasileiro, ela comprou vários pares de sapatos na conta da prefeitura, e, o marido prefeito, para justificar a corrupção da mulher lançou o valor da compra em obras de calçamento. Isso acontece até hoje em muitos municípios.

17 setembro 2007

SEM RESERVA - 18/09/2007

PT DÁ UMA BANANA PARA O PMDB

A jogada do senador Valdir Raupp, para fazer de seu sobrinho, Assis Raupp, o que Calígula fez com "incitatus," está indo por água abaixo. O pessoal do PT está de orelha em pé e vai dar uma banana para o PMDB. A petezada não quer ter o partido de Raupp na chapa majoritária para a disputa da prefeitura de Porto Velho, no próximo ano. "Na proporcional podemos até discutir,"disse um petista antigo de casa.

Já está decidido, o candidato do PT para a prefeitura da capital será Roberto Sobrinho, que vai tentar à reeleição. O vice da chapa petista está mais que confirmado: é o deputado Eduardo Valverde, que não perde o mandato, e não o Assis Raupp, como estaria trabalhando para isso o seu tio Valdir.

O projeto do PT é chegar ao governo do Estado, nas eleições de 2010, com Roberto Sobrinho. Para isso já está sendo estudada a montagem de uma forte coligação a partir de Brasília, sem o PMDB, é bom que se diga, mas que poderá contar até com a participação do governador Ivo Cassol, candidato já declarado a senador.

Sobrinho, se conseguir ser reeleito prefeito, passaria a administração da prefeitura para o vice, Eduardo Valverde, em janeiro de 2010, para garantir o apoio da máquina municipal à candidatura petista.

Como em 2010 serão eleitos dois senadores, Cassol poderá ser chamado para o palanque do PT com a condição de direcionar o 2º voto para Fátima Cleide, que não está lá estas coisas junto à opinião pública rondoniense. Portanto, a chapa majoritária seria montada com Roberto Sobrinho, governador, Ivo Cassol e Fátima Cleide para o Senado. E mais: além da máquina da prefeitura de Porto Velho, a coligação ainda contaria com a estrutura do Estado, já com o vice João Caula, um fervoroso seguidor da doutrina cassolista, guindado ao cargo de governador de Rondônia.

O vice de Roberto Sobrinho para o governo do Estado, certamente será indicado por Cassol. Neste caso fala-se no presidente da Assembléia, Neodi Oliveira, que também terá a máquina do Poder Legislativo trabalhando para a super coligação. Seu mandato na presidência do Legislativo, como é de praxe em Rondônia, só termina em janeiro de 2011.

Quanto ao PMDB, não adianta forçar e nem inventar. O partido não tem nomes. Repito: Não existe um com capacidade de enfrentar candidatos como doutor Mauro Nazif, Roberto Sobrinho e nem o ex-prefeito de Candeias, Lindomar Garçon que, de acordo com informações, estaria contando com alguns milhões de reais do jornalista milionário, Roberto Cupé, para financiar sua campanha. Com isso, conforme já se comenta, Cupé seria convidado para ser o vice de Garçon.

JOÃO DO TOMBO

No Brasil tivemos o João do Pulo, um exemplo de atleta, consagrado no mundo inteiro. Aqui em Rondônia, para contrapor temos, precisamente na Secretaria de Planejamento (Seplan), O JOÃO DO TOMBO. Sua especialidade: Dar tombos. E não é de agora, vem de priscas eras, desde a criação da Fiero no Estado, passando por supermercado, prefeitura e atualmente na Seplan. E o pior, estão comparando suas atitudes como aquela vaquinha de uma música antiga da banda "Os Mamonas Assassinas," que diz no seu reflão: "aonde a vaquinha passa deixa um rastro de bosta."

INSEGURANÇA PÚBLICA

A falta de Segurança Pública em Rondônia, especialmente em Porto Velho, é uma das maiores vergonhas no Estado, depois da Assembléia Legislativa. Isso ajuda a cimentar o pavor que hoje impera na consciência da população que vive nos bairros periféricos da Capital. Aqui pra nós, internauta: Será que a Secretaria de Segurança Pública do DUCADO ROLIMOURENSE, não pode ter a mais pálida idéia de como o povo está se sentindo, pelo despreparo e a incompetência das forças policiais do Estado ? Nós podemos não entender de Segurança Pública, mas de INSEGURANÇA, somos doutores.

NUNCA TANTOS ROUBARAM TANTO

Depois dessa do Renan Calheiros, está ficando cada vez mais difícil ser brasileiro. Corrupção, roubo de dinheiro público, tudo isso deveria ir para a Justiça criminal. Sem direito a progressão de pena e outras regalias do gênero. Afinal de contas, quantas pessoas morrem por falta de hospitais, quantas crianças crescem analfabetas por falta de escolas, quanta gente morre por falta de segurança, de manutenção de estradas, de saneamento básico...

OS DA SILVA E SUAS MANSÕES (1)

Semana passada, com a efervescência do episódio "Renan Calheiros," muita gente passou batida sobre assuntos que envolvem diretamente, como diria os coleguinhas da crônica social, o clã dos da SILVA. Primeiro: um jornal de São Paulo noticiou que Lula da Silva tinha comprado um casa em Iporanga. A notícia parecia ter fundamento: Já tem casa no condôminio seus amigos Márcio Thomás Bastos e Marta Suplicy. Mas a notícia ou o boato, como queira, sem com um fundo de verdade, deve-se a outra compra de um dos outros da SILVA: O que se soube é que o filho do presidente, o jovem Fábio Lula da Silva, conhecido como Lulinha, tinha comprado uma casa de frente para o mar, com elevador e tudo, num dos mais chiques condôminio da cidade praiana de Bertioga, em São Paulo, o "Hanga Roa."

OS DA SILVA E SUAS MANSÕES (2)

A casa comprada por Lula na famosa praia do Guarujá, também no litoral paulista, fica no condôminio de Iporanga, onde veraneiam o ex-ministro Márcio Bastos e a viúva do ex-ministro de FHC, Sérgio Motta. Não custa menos de 2 milhões de reais cada unidade... Tem 350 metros quadradados, cobertura duplex, à beira-mar, que Lula comprou da Bancoop. A corbetura duplex, do presidente Lula, conforme informa o jornal paulista, foi quitada e o compromisso de compra e venda já está devidamente registrado no primeiro cartório de imóveis do Guarujá.

CADÊ OS CHEQUES DA CÂMARA MUNICIPAL?

É trágico, ninguém falou mais nada sobre a prisão em flagrante do "Severino Cavalcante" da Câmara Municipal de Porto Velho. Ele, o dito cujo, em plena luz do dia foi preso pela Polícia de Rondônia, participando ativamente de um "carteado" numa casa onde funcionava um cassino clandestino. O pior nisso tudo, é que ainda existe gente que recebe generosas gratificações só para fingir que acredita na inocência do Severino. E tem mais, na ocasião falava-se que durante a operação "pano Verde" foram encontrados alguns cheques da Câmara Municipal. Mas até agora, nem a Polícia e nem o Ministério Público manifestaram nada sobre o escândalo do Severino Cavalcante de Porto Velho. Isto é muito esquisito, né!

14 setembro 2007

SEM RESERVA - 14/09/2007

UMA CASA DE TOLERÂNCIA CHAMADA SENADO

O Senado Federal vem se destruindo espontaneamente faz tempo. O desmoronamento de um dos poderes da República coincide com o desastre total da representatividade, que perdeu a autenticidade e que nada tem a ver com a coletividade. E com a enxurrada de "senadores" sem votos (os suplentes) ou com votos comprados, muitos deles cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Senado se desprestigiou e se transformou numa CASA DE TOLERÂNCIA GOVERNADA POR SACANAS.

A desmoralização do Senado começou com as eleições dos chamados "presidentes da Casa" nos governos FHC e Lula: Jader Barbalho, Antonio Carlos Magalhães, o ACM,, Sarney e Renan Calheiros. Jader não terminou o mandato, aliás, não devia nem ter iniciado. ACM ficou, mas logo depois teve de renunciar para não ser cassado. Sarney só babou ovo. É o maior nomeador da República, é só ler o Diário Oficial. Além de traidor. Para estar no Poder topa tudo. Traiu os militares, pulando do PDS para o PMDB, para ser o vice de Tancredo Neves. E agora Renan Calheiros, que merecia uma estátua bovina na entrada do Senado: metade boi a outra também, como homenagem ao mais famoso pecuarista do Brasil dos últimos três meses. E, depois de tudo isso, é só fechar as portas do Senado, jogar as chaves no lago Paranoá e fazer um culto ecumênico, agradecendo a Deus por nos ter livrado de uma instituição insalubre que exala um miasma podre por todo o País.

FESTIVAL DE ESTUPIDEZ (1)

A sessão para o julgamento de Renan estava marcada para às 11 horas. Mas a partir das 9 já estava aberta e livre a discurso, com televisão, rádio e microfones abertos. Já na porta do Senado, os "BRUCUTUS" de Renan Calheiros agrediam os deputados. Isto porque 13 parlamentares conseguiram mandado de segurança para assistir a sessão secreta.

FESTIVAL DE ESTUPIDEZ (2)

Essas arbitrariedades começaram quando o pai desnaturado da filha de Mônica Velloso, demonstrando total insensibilidade, incapacidade, incompatibilidade com a democracia, mandou desligar toda e qualquer ligação do plenário com o exterior. Na noite de terça-feira, o País inteiro viu e ficou estarrecido com aqueles "BRUCUTUS," que raivosos e com ódio na fisionomia arrancavam fios e toda e qualquer possibilidade de vazar informação, como disseram.

FESTIVAL DE ESTUPIDEZ (3)

Os 13 deputados, garantidos pela Justiça, foram estupidamente agredidos, e a telavisão mostrou um dos "BRUCUTUS" dando socos, especialmente no deputado pernambucano Raul Jugmann. O "BRUCUTU" puxou um arma que caiu no chão, própria para dar choques e imobilizar a pessoa. Tava lá na televisão. E o mais ridículo: Depois da confusão, o truculento "BRUCUTU" ainda teve a coragem de dizer que a arma era de brinquedo.

NATAÇÃO NA LAMA

Em Brasília, depois da absolvição de Renan Calheiros, as escolas de natação estão ensinando as pessoas a nadarem na lama. A procura é tão grande, que para este ano já não há mais vagas nas escolas especializadas.

GATO MORTO (1)

Os canadenses, donos do Porto Velho Shopping, estão assustados. Isto deu para perceber durante uma coletiva à imprensa, realizada ontem com os diretores da Ancar, no Aquarius Selva Hotel. Parece que descobriram que entraram numa bananosa. Quase todos os dias surge um "gato morto" na documentação da área, seja da prefeitura ou da Açoinox.

GATO MORTO (2)

Agora apareceu na história uma tal de Beatriz que, segundo o advogado Rochilmer Rocha, teria comprado, em 1999, todos os lotes caucionados à prefeitura pela Jardim Solimões. Esta senhora, conforme a música de Caetano Veloso, sem lenço e sem documento, consta que seria cunhada do sócio do senhor José Wilson, da Açoinox, que vendeu parte do terreno da Rio Madeira com a Calama para os canadenses, mesmo com um débito de 1 milhão de reais, só de IPTU.

GATO MORTO (3)

Já disse aqui várias vezes: Aquelas terras do tal shopping, se estivessem honestamente em ordem, sem nenhum gato morto escondido, não estaria acontecendo toda esta confusão. Tudo alí está enrolado, pode ter certeza disso. Então quando se fala da Açoinox, aí sim, é que a coisa pega. E tem mais: Ainda vai aparecer muita coisa podre por lá. É só aguardar.

GABINETE DE NERI FIRIGOLO

Contaram pra mim, que os funcionários do gabinete do deputado Neri Firigolo estariam rebelados. O motivo seria sobre pagamentos com dinheiro de origem duvidosa. Mais: O caso teria ido parar no Ministério Público. É verdade, senhores, funcionários e deputados? Perguntar não ofende!

"SE BEBER NÃO DIRIJA...

De acordo com o jornalista Helio Fernandes, os senadores são sábios. É verdade. Nada melhor para julgar alguém ameaçado de cassação do que um senador suplente que pode perder o mandato que não conquistou. Como a próxima denúncia de cassação de Renan Calheiros é por causa da cerveja Schincariol, vale um lembrete: "Se beber não dirija, se dirigir não beba," ou pode se perder no acostamento da estrada que liga o Planalto ao Congresso Nacional.

12 setembro 2007

SEM RESERVA - 12/09/2007

MAUS EVANGÉLICOS

Lá no Rio Grande do Sul, alguns pastores evangélicos, filiados ao Partido Social Cristão (PSC), foram denunciados porque estariam querendo meter a mão em 300 mil reais, destinados à merenda escolar de um município do interior gaúcho.

Em Brasília, nos anos de 2005 e 2006, a bancada evangélica foi considerada a mais corrupta de todo o Congresso Nacional. Em razão disso, 90% dos parlamentares de várias igrejas não conseguiram a reeleição: foram cassados pelos próprios evangélicos, inclusive dois deputados de Rondônia, Agnaldo Muniz e Nilton Capixaba, envolvidos no escândalo dos sanguessugas.

Agora é a vez do vereador José Wildes, que, com aquele seu jeitinho de excluído palestino, fez coisa que um bom evangélico não deve fazer: pensou que podia levar Jesus na conversa. O mesmo Jesus que ele queria dar a cidade de Porto Velho de presente. E Cristo que não é nada bobo, recusou a generosidade do vereador Wildes.

Pois é. Agora descobriram que o melífluo edil, conselheiro espiritual do prefeito Roberto Sobrinho, viajou para um tour nas paradisíacas praias do Rio Grande do Norte, em época de alta temporada, onde desfilam mulheres lindas e maravilhosas, vindas de todas as partes do mundo. E o melhor, para José Wildes, viajou para o Nordeste às custas do dinheiro arrancado dos míseros salários dos colegas professores.

PARTIDO ÔNIBUS

Quem te viu e quem te vê, Odacir Soares no PMDB. Até rimou.`É por isso que a legenda carrega o apelido de "partido ônibus," entra quem quer. Mas mesmo assim não se pode negar que no PMDB só tem gente boa: Renan Calheiros, Romero Jucá, Jader Barbalho, Ney Suassuna, Sarney, Newton Cardoso, Valdir Raupp, Natan e Maelki Donadon. E agora Odacir Soares.

SENTIMENTO DO POVO

Esta indicação do deputado Chico Paraíba, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, ainda vai dar muito pano para manga. Não demora muito para que as ações populares comecem a pipocar por aí. A rejeição ao nome do ungido, pelos deputados da desacreditada e desmoralizada Assembléia Legislativa, está por toda parte. É como se diz: Amor pela força não é amor, é estupro.

Tem gente dizendo por aí que, com Renan na Presidência do Senado, Chico Paraíba no Tribunal de Contas de Rondônia, "Severino Cavalcante" (o rei do pano verde) na Presidência da Câmara Municipal de Porto Velho, só fica faltando a nomeação de Fernandinho Beira-Mar para a Superitendência da Polícia Federal. É o povo que está falando. E eu, infelismente, tenho de escrever. Os poderes não podem ser independentes diante do sentimento do povo.

CÍNICO E MENTIROSO

Rídiculo o argumento que Zé Dirceu, chefe da Quadrilha dos mensaleiros, arrumou para se defender: "Em 40 anos de vida pública, com exceção dos processos abertos nos tempos da ditadura militar, nunca fui investigado ou processado." Pândego ou cínico, esse Zé Dirceu? Queria o quê? Como líder estudantil, a partir de 67, iria meter a mão na cantina do diretório acadêmico ou da União Estadual dos Estudantes? Claro que não.

Como exilado em Cuba, não era besta. Fidel mandava fuzilá-lo na hora. Suas traquinagens começam quando chegou ao poder. E que poder! Chefe da Casa Civil. E é aí que aparecem Waldomiro Diniz, Marcos Valério, Banco Rural, BMG, todo tipo de cachorrada e toda a enxurrada de dinheiro que desaguou nos corruptos do PT, PL, PP e PTB.

ESQUADRILHA DE RENAN

Disse aqui semana passada, que Raupp e Fátima Cleide eram fervorosos destaques da esquadrilha da fumaça que protegia Renan Calheiros. O senador Expedito Júnior, com certeza também está nesta. Não fala nada , mas dança de acordo com música. O PT, a partir do Palácio do Planalto, debaixo do pano, despistadamente, trabalhou muito para manter Renan na presidência da casa de tolerância mais conhecida do Brasil, de vez enquando chamada de Senado Federal. Ele é muito útil para os trambiques do governo Lula. Até Zé Dirceu pediu voto para o pecuarista das Alagoas. Lula, lá da Europa, não largou o celular. A todo instante ligava pra um e pra outro, falando: Precisamos salvar o Renan... Precisamos salvar o Renan...

11 setembro 2007

SEM RESERVA - 11/09/2007

PREFEITURA DE PORTO VELHO:

DESUMANA, DESONESTA E COVARDE


O senhor Edson da Silveira, afilhado político da senadora Fátima Cleide e cumpincha do prefeito Roberto Sobrinho, preso pela Polícia Federal, comprando voto na eleição para vereador, em 2004, e mesmo assim derrotado pela população de Porto Velho, agora na função de secretário de Obras do Município, conforme matéria publicada pelo site Rondoniagora, na segunda-feira, 10 , mostra toda sua sanha covarde. Ele ameaçou derrubar a casa de um idoso e fechar o seu ganha pão, um pequeno posto de lavagem de carros, que funciona há mais de 20 anos numa rua que fica atrás da casa comercial A Catarinense, na avenida Jorge Teixeira.

Agora, prezado internauta, os senhores Roberto Sobrinho, o "generoso," o truculento Edson da Silveira e o "virtuoso" procurador da prefeitura, Mário Jonas, membro efetivo da Pastoral dos Direitos Humanos, estão armados até os dentes para expulsar o senhor Adão Monteiro Pereira do lugar que ele vive há mais de 20 anos, alegando ser alí área de interesse ambiental.

Para o senhor Adão Pereira, vale a desculpa de ocupação irregular de área de preservação do meio ambiente. Quando é para a Ankar, com as burras cheias de dólares canadenses, vale tudo, até injeção na testa. Depois, quando escrevo aqui que Porto velho é a única cidade do Brasil em que os ratos conseguem botar a culpa no queijo, ficam aí resmungando pelos cantos e fazendo ameaças.

Nas ameaças do secretário comprador de votos, ele teve o desplante de oferecer para o senhor Adão a importância de 200 reais para alugar uma casa, para mais tarde receber uma definitiva do Programa Habitacional do Governo Federal. E disse mais: "É bom o senhor aceitar qualquer coisa mesmo porque a prefeitura tem poder de derrubar sua casa e o seu lava-jato."

O mais curioso, conforme destaca o Rondoniagora, quem sai perdendo neste episódio é só o senhor Adão Pereira. O critério que a prefeitura usa para desapropriações é diferente, depende da condição social da pessoa. Por exemplo: A Comercial Catarinense, conhecida loja de materiais de construções, muito lembrada por sua generosas ajudas na campanhas políticas, desde os tempos do ex-deputado federal Murilo Canto, "tem um terreno no mesmo local onde o município diz que é irregular e há interesse ambiental, mas dificilmente a empresa será notificada como o senhor Adão." E para refrescar a memória, é bom lembrar que a justiça precisa ser universal e não propriedade daqueles com acesso ao poder, viu, senhor prefeito Roberto Sobrinho !

06 setembro 2007

SEM RESERVA - 06/09/2007

AS BASES DA CORRUPÇÃO

Aqui pra nós, se Renan Calheiros não for cassado pelos senadores, na próxima semana, pode fechar o Senado e jogar a chave na privada e dar descarga. Não vai fazer falta nenhuma para o Brasil. Uma casa desacreditada e desmoralizada não serve para nada. E o pior: Lula e sua turma estão pedindo para os senadores aliados votarem contra a cassação de Calheiros. Será por que?

Aqui de Rondônia, os três senadores, Fátima Cleide e Valdir Raupp pertencem a tropa de choque do presidente do Congresso. Já Expedito Júnior é um simples simpatizante, por conveniência. São os famosos amigos das trevas que se vestem da capa da moral para enganar as pessoas simples, sem informações.

Lula, como se sabe, não resiste a um corrupto, alia-se logo a ele. Newton Cardoso, Jader Barbalho, Romero Jucá, Roseana Sarney, Ney Suassuna, Palocci, são apenas alguns nomes de uma vasta lista. Aí vem mais as quadrilhas do mensalão, dos sanguessugas, dos aloprados (todos da cozinha do Lula), dos vampiros, etc. Toda essa gente faz parte do ciclo de amizade do presidente da República.

A corrupção é tão antiga quanto ao ser humano. è provável que nunca desapareça e tem convivido com todos os tipos de governo. Com mais ou menor intensidade, a corrupção, em suas várias faces, sempre esta presente como instrumento de intervenção na tomada de decisões.

Brasília, por exemplo, é uma cidade de dinheiro fácil, um local onde se abomina o trabalho, o sacrifício, a realização e a recompensa, é o cenário próprio para o aparecimento de pessoas como Renan Calheiros, Romero Jucá, Sarney, Welhigton Salgado, Waldemar Costa Neto, José Dirceu, Roberto Jefferson, Delúbio e muitos outros. A capital da República não é, certamente, a causa de tudo. Mas tem grande´parcela de contribuição nas anomalias administrativas recentes.

O atual governador do Estado do Paraná, Roberto Requião, quando senador da República e colega de partido de Renan Calheiros, já dizia que o Congresso Nacional "é uma grande casa de tolerância."

A corrupção não é inerente ao Congresso. A falta de mecanismos de controle facilita a proliferação das quadrilhas que aí estão. Todas elas criadas sob os olhares abstratos do Executivo, que vive exclusivamente da manipulação através da compra de voto, para garantir maioria parlamentar, visando com isso a aprovação de todos os seus projetos enviados às duas casas legislativas, hoje totalmente desacreditadas e desmoralizadas perante a opinião pública. E quem favorece esse tipo de atitude, nada mais é do que a impunidade reinante no País.

A roubalheira em parlamentos, lamentavelmente, é uma coisa comum na história das democracias. Foi assim nos Estados Unidos, onde os parlamentares têm e sempre tiveram a pior fama possível. Os americanos também têm exemplos pouco abonadores sobre seu parlamento. Em 1857, quando o Brasil ainda era uma monarquia, os congressistas norte-americanos passam pelo primeiro aperto sério. No dia 6 de janeiro daquela ano, o já influente The New York Times publicou violento editorial contra as propinas de mil dólares recebidas por deputados que vendiam seus votos. Foi um escândalo. A primeira providência da Casa foi instaurar uma CPI e intimar o jornalista autor da reportagem. Queriam que ele revelasse sua fonte e dissesse o nome dos parlamentares ladrões. O repórter se recusou a dar os nomes e acabou preso por 19 dias. O jornalista livrou-se da cadeia apenas porque a CPI concluiu que suas informações eram verídicas. No relatório final da CPI americana, recomendava-se a cassação dos três deputados. Não deu tempo. Eles renunciaram.

ASSEMBLÉIA NÃO CONSEGUE SE CONSERTAR

A imprensa do Sul do País está dizendo que a Assembléia Legislativa de Rondônia, mais uma vez extrapolou os limites das leis, ao indicar para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado um deputado (Chico Paraíba) que responde processo na Justiça. Comenta ainda que seu nome foi aprovado no silêncio da madrugada. Seus colegas de parlamento fizeram assim para não haver reação de outras entidades interessadas em indicar outros nomes para este disputadíssimo emprego vitalício. Com mais esta, o Poder Legislativo, que não tem credibilidade junto à opinião pública, certamente vai sofrer uma renovação, na próxima Legislatura, de mais ou menos 90% em seu quadro de parlamentares. Nessa última chegou a 80%. É impressionante, mas o Legislativo de Rondônia é uma instituição que não consegue se consertar.

PAI DESNATURADO

Talvez o internauta não tenha percebido, mas o pecuarista Renan Calheiros, nessa pendenga toda sobre o seu relacionamento com a jornalista Mônica Velloso, com quem teve uma filha, em momento algum de suas defesas, referiu-se à menina como minha filha ou pelo menos pronunciou seu nome. Nas vezes que teve oportunidade de usar a expressão FILHA, dizia criança, sem demonstrar qualquer afeto, como se a sua filha fosse a responsável pelas malandragens do pai desnaturado.

LULA PRESTIGIA LADRÕES

Já publiquei aqui várias vezes:

1) - Entre os pobres que Lula mais gostou de ajudar até hoje, são os banqueiros. Quem não quiser acreditar é só verificar os balanços semestrais dos bancos no governo do PT.

2) - Lula não resiste a um corrupto. Alia-se logo a ele. Exemplos: Newton Cardoso, Jader Barbalho, Romero Jucá, Renan Calheiros, Sarney, Waldemar Costa Neto, entre muitos outros.

3) - Agora Lula está privilegiando com cargos públicos, os ladrões que roubaram mais de 7 milhões de reais do dinheiro das obras de duplicação da BR 364, no trecho Candeias/Unir. Isto não tem explicação: Nomear ladrão para o lugar onde ele mesmo roubou, não dá para entender, pô! O presidente Lula só pode estar doente, sofrendo de MISÓFILIA, uma doença que faz a pessoa ter uma atração anormal por coisas sujas, imundas, podres...

O INOCENTE...

"Lula continua a mesma pessoa bondosa de sempre. Não estava preparado para ser presidente." Tempos atrás, Dom Paulo Evaristo Arns disse isso. quando a corrupção campeava solta no governo dos petistas e ele, o presidente da República, falava que não tinha visto nada. Pensando bem, Dom Paulo Evaristo tem razão, até hoje Lula continua não sabendo e nem vendo nada. Nem a roubalheira do mensalão, cuja matriz estava instalada poucos metros do seu gabinete.

...E O CARA DE PAU

Zé Dirceu continua batendo na mesma tecla para ver se salva da condenação pelo Supremo. Não cansa de dizer, "sou inocente. Não têm provas contra mim." Golpe dele, todo mundo sabe que ele era o poderoso chefão da quadrilha dos mensaleiros. Criminosos importantes sempre negam seus crimes. Vejam, caros internautas, os casos de Maluf, Renan Calheiros, Joaquim Roriz, Romero Jucá, Lalau, Delúbio, Marcos Valério, eles não fizeram nada, só roubaram alguns milhãozinhos de reais, coisa boba, sem sentido, um simples treinamento para a copa do mundo de corrupção, a ser realizada na Argentina.

04 setembro 2007

SEM RESERVA - 04/09/2007

Quem quiser praticar um jornalismo honesto aqui em Rondônia, mostrando a realidade dos fatos, denunciando a mentirada e apontando os nomes dos enganadores do povo, será perseguido e decapitado, como João Batista, que teve coragem de denunciar Heródes, devido abandonar as prioridades do seu país para viver aventuras amorosas com sua cunhada, mulher do seu irmão.

Nos dias atuais o ilícito já foi beatificado com os escândalos do governo do PT de Lula da Silva. Agora só falta canonizar a corrupção e o Senado de Valdir Raupp, Fátima Cleide, Expedito Júnior, Romero Jucá decretar o DIA DA SANTA CORRUPÇÃO, para ser comemorado com a absolvição do magarefe mentiroso conhecido como Renan Calheiros.

O Papa Paulo VI dizia que "a política é a mais perfeita forma de caridade." Isto porque ela tem a ver com "o pão que comemos, com o transporte que utilizamos e com a qualidade do trabalho que temos e fazemos, ou do sistema escolar que frequentamos."

Aqui pra nós, se a política é quem determina a forma da convivência social, então cabe ao jornalismo sério, independente e com credibilidade, continuar atento e fazendo o seu papel de detective da população. De que jeito? Desnudando as aparências e mostrando que há outros fatos sob os fatos às vezes mais relevantes.

Apesar de parte da imprensa de Rondônia, aliás, de todo o Brasil, ainda ser servidora de feudos políticos e de grupos, com o crescimento da comunicação surgiu um tipo de jornalismo moderno que permite uma faixa de leitura livre dos fatos sem vínculos de interesses.

E este jornalismo moderno tem como exemplo o "Programa Jô Soares," sempre na quarta-feira, debatendo assuntos de interesse nacional com quatro excelentes jornalistas. A participação das "Meninas do Jô" têm ajudado brilhantemente desmascarar o Brasil arcaico que teima permanecer vivo. Elas são um útil instrumento para se buscar a verdade neste mar de corrupção e mentira num país que não consegue se consertar.

Tem gente que ainda não sabe que as coisas estão mudando. Quando recebe uma crítica séria, embasada em fatos reais, ou às vezes até de domínio público, quer processar o jornalista, pensando que vai ficar rico da noite para o dia com os pedidos de indenizações por danos morais e materiais.

Cobrar neutralidade de jornalista. Falar que o jornalismo tem de ser neutro, está certo. Mas a neutralidade, aqui em Rondônia, é como fantasma, só existe na cabeça de algumas pessoas. Na prática, alguém assume sempre posições, mas quase nunca a favor do povo. A verdade é esta: não toma posição, apenas vende. É isto mesmo: vende posição de acordo com o valor do dinheiro pago.

Quando fico sabendo de casos de suborno e de achaque, por parte de alguns conhecidos jornalistas, especialmente na área política, lembro-me do senador Antonio Carlos Magalhães, morto recentemente. ACM, como era conhecido, dizia que "há dois tipos de jornalistas: os que gostam de dinheiro e os que gostam de informação. Nunca se deve dar dinheiro aos que querem informação. E nem informação aos que querem dinheiro."

Não é uma imagem dignificante do jornalista, por pressupor a possibilidade do suborno e do achaque: se não servir a informação, o dinheiro resolve. A frase de ACM, exagera, mas tem ingredientes de verdade, particularmente em Rondônia. Favores e informação são, de fato, instrumentos para tentar neutralizar o jornalismo honesto e independente.

As pessoas estão dividas em diferentes classes sociais:umas mais ricas e muitas bem pobres. Mas isto não é de agora, vem desde os tempos de Jesus Cristo. E, pelo que narram os quatro evangelistas, Cristo sempre posicionou ao lado dos mais necessitados e que precisavam de ajuda especial. Por isso foi acusado de subversivo, preso, torturado e assassinado como um bandido.

Um repórter, quando denuncia um político por explorar pessoas simples, humildes, ou por fazer acordos escusos em benefício próprio, aí é perseguido, ameaçado e processado. Até por colegas de profissão. Procura-se formas para calar os que dizem a verdade. Chega a ser assustador, mas é a realidade. Na imprensa também existem homens despóticos, amantes da força coercitiva, jornalistas com mentalidade de caudilho.

O que certos políticos querem, especialmente do PT, é impedir que o jornalismo sério e honesto, que não se vende, seja contido por uma mordaça. E isso foi confirmado pelo ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, acusado de chefiar a quadrilha do mensalão, no programa "Canal Livre," da Tv Bandeirantes, de domingo, 2 de setembro. Ele disse que o Brasil precisa criar urgentemente um Conselho Federal de Imprensa, para coibir o abuso dos jornalistas que denunciam as bandalheiras do governo do PT. O que o chefe da quadrilha do mensalão não sabe é que, acorrentar a imprensa é acorrentar ao mesmo tempo a mentira e a verdade. É acorrentar o próprio espírito humano.

FAÇA SEU JOGO

Muito sentida a ausência de "Cirano de Berjerac" nos cassinos clandestinos de Porto Velho. Talvez em obediência a um conselho paternal do chefe maior, que estaria se sentindo desconfortável, o trêfego afilhado teria dado um tempo.´´ No entanto, os frequentadores das casas de jogos de azar, acostumados com a presença constante do narigudo, estão torcendo pela volta do generoso REI DO PANO VERDE.

CASSAÇÃO DE MANDATO

O senador e ministro Alfredo Nascimento foi denunciado ao TRE do Amazonas e pedida a cassação do mandato. E do suplente, que é amicíssimo de Lula. Denúncia aceita. Agora é só esperar, sentado.

CORRUPÇÃO

Uma geração de políticos fez escola neste país ao realizar grandes obras a preços superfaturados e ficou conhecida pelo mote "rouba, mas faz." Para surpresa geral, surge agora uma nova geração, pior do que a anterior, capaz de aprovar emendas no Orçamento e liberar verbas públicas para pagar obras e serviços não realizados. Com toda certeza essa cambada de políticos merece ser chamada de "os que roubam, mas não fazem." Vide duplicação da BR, de Candeias a Unir e da iluminação, que já foi paga, e continua no escuro.É só perguntar para os estudantes das faculdades que existem na área.

CRIME ORGANIZADO

Nunca no Brasil, a corrupção e o crime organizado foram tão íntimo dos poderes como agora. Só nos últimos três meses, com as operações da Polícia Federal, foram presos um ex-vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, um delegado da Polícia Federal, um ex-governador, o filho de um outro ex-governador, parentes próximos de um governador, dois prefeitos, um assessor especial de um ex-ministro...Um ministro afastado. Isto sem falar no magarefe Renan Calheiros, "troféu mentira 2007." Num país onde o poder abriga mensaleiros, sanguessugas e vampiros, o crime organizado tem tudo para crescer.